“Muitos destroem sonhos com a própria boca”, diz pastor ao alertar sobre a murmuração

  • 16/01/2026
“Muitos destroem sonhos com a própria boca”, diz pastor ao alertar sobre a murmuração
“Muitos destroem sonhos com a própria boca”, diz pastor ao alertar sobre a murmuração (Foto: Reprodução)

O modo como uma pessoa fala — e como ela se vê — pode determinar se ela avança para a “Terra Prometida” ou se permanece “morrendo no deserto”. Esse foi o ensino do pastor Joel Engel na terça-feira (13).

“Todos conhecem a história do povo que saiu do Egito. Quando eles chegaram próximo da Terra Prometida, sua palavra definiu quem entrou na Terra Prometida e quem morreu no deserto”.

Com base em Números 13, Engel destacou o contraste entre a fé e a incredulidade: enquanto Calebe acreditava que os israelitas iriam tomar a terra, os outros espias disseram que não poderiam vencer, pois eram “como gafanhotos” aos olhos do inimigo.

“Como você se vê?”, perguntou o pastor. “Você se vê como um gigante ou como um gafanhoto? Da forma que você se vê, seu inimigo vai ver você também.”

Creia nas promessas de Deus

Engel afirmou que a promessa de Deus não é improvisada: “Quando Deus te dá um sonho, a primeira coisa que você tem que ter é uma visão clara do sonho que você quer gerar”, disse.

Ele ensina que “crer nas promessas de Deus” é a primeira chave para uma vida de avanços. A questão é que muitos reconhecem a promessa mas, logo depois, mudam o foco para o problema.

“Eles não negaram a promessa, mas a neutralizaram. E esse ‘mas’ cancela a fé”, destacou.

Para exemplificar, Engel citou situações comuns do dia a dia: “Vamos fazer tal coisa… aí a pessoa diz: ‘ah, tá, mas eu não tenho dinheiro’. Pronto, acabou. Pode esquecer.”

Por isso, ele alerta: “O vencedor tem disciplina, tem rotina, tem vocabulário, tem visão, tem foco. Ele não fala qualquer coisa para se distrair. Ele fala aquilo que está alinhado com o objetivo.”

Sonhos também se constroem com palavras

Engel também ensina que as palavras são como um “material de construção”.

“Deus criou os céus e a terra com a palavra. E nós precisamos construir sonhos usando o material certo. Assim como essa casa é construída com cimento, areia e água, assim também o sonho é construído com as promessas de Deus, com a Palavra.”

Por isso, ele alertou para o perigo da murmuração, afirmando que as palavras têm consequências espirituais: “A murmuração atrai o destruidor”, disse. “Muitos não entraram na Terra Prometida, porque destruíram o sonho com a própria boca.”

Engel ainda apontou o medo como outro “matador de sonhos”. “Tem gente que não vai para Israel porque o medo de andar de avião é mais forte do que a fé no Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Quem é maior: teu medo ou teu Deus?”, questionou.

Por fim, Engel incentivou: “Está chegando uma geração que vai avançar, que vai conquistar esta nação e alcançar as nações da terra. E se você carrega o DNA dos conquistadores, então comece a se mover.”

Veja a pregação completa:

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/muitos-destroem-sonhos-com-propria-boca-diz-pastor-ao-alertar-sobre-murmuracao.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes